Ampliação da vacinação na capital segue recomendação do Ministério da Saúde
Reprodução/Flickr – 18.01.2022
Pessoas com mais de 50 anos e profissionais da saúde que tenham 18 anos ou mais estão aptos para receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (6) na cidade de São Paulo. Essa é a segunda dose de reforço do imunizante.
Para tomar a vacina de reforço contra Covid-19, o cidadão precisa ter recebido a primeira dose adicional (terceira dose) há pelo menos quatro meses.
Leia também
Bares de SP têm segurança à paisana e até ‘escolta’ de clientes
Semana começa sem previsão de chuva e máxima de 25°C em SP
Flexibilização começa na China, mas mercado continua receoso
Pessoas que fazem parte desse público também estão autorizadas a receber a vacina contra a gripe. A ampliação das campanhas é uma recomendação do Ministério da Saúde feita em uma nota técnica divulgada no sábado (4).
Além de recomendar a quarta dose em profissionais da saúde e pessoas com mais de 50, o ministério pediu a dose de reforço em adolescentes, solicitação atendida na última semana.
A vacinação contra a Covid-19 e a gripe ocorre nas 470 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da capital paulista. Segundo o prefeito da cidade, Ricardo Nunes, “se vacinar é fundamental, até mais que do que o uso da máscara, que também é importante”, disse.
A quarta dose da vacina, que é o segundo reforço, já estava sendo aplicada em idosos com alto grau de imunossupressão. Agora, esse público está elegível para receber a quinta dose, que é um terceiro reforço.
Cobertura vacina na capital paulista
De acordo com o Vacinômetro, até a sexta-feira (3) a capital paulista havia aplicado 31.719.932 doses da vacina contra a Covid-19. Dessas, 9.828.635 são de primeira dose (D1) no público com mais de 18 anos, que corresponde a 110,4% de cobertura vacinal; enquanto 9.507.021 são de segunda dose (D2), que representa 106,9% de cobertura.
No público adulto, a primeira dose adicional (DA1) foi aplicada em 7.209.065 paulistanos, a segunda dose de reforço (DA2) foi recebida por 1.185.144 pessoas com mais de 60 anos, o único público-alvo elegível nessa etapa da campanha até este domingo (5).
A taxa de cobertura vacinal de DA1 e DA2 atualmente é de 78,1% e 60,8%, respectivamente.
Veja também
São Paulo
Contra nova onda de Covid-19, prefeito de São Paulo quer ampliar vacinação a mais faixas etárias
São Paulo
São Paulo vai conceder sete parques da orla da represa Guarapiranga à iniciativa privada
Educação
Estudantes brasileiros são premiados no Desafio de Refugiados do Modelo da ONU
Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a inclusão de um público-alvo na campanha de imunização ampliará a cobertura vacinal dos paulistanos. “Essa nova etapa da vacinação reforçará as ações da pasta com foco na preservação da estabilidade do cenário epidemiológico especialmente com a chegada do inverno, quando é esperado um aumento de doenças respiratórias, entre elas a Covid-19″, disse o secretário.
Nesta segunda-feira, a vacinação ocorre nas UBSs e AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além de megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h.
* Estagiária sob supervisão de Fabíola Perez