Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O país vai avançando na imunização contra covid-19, e diversas cidades brasileiras iniciaram novos grupos prioritários para receber a primeira dose do imunizante. Em Porto Alegre, começa nesta terça-feira (13) a vacinação de pessoas com 36 anos ou mais, enquanto no Rio de Janeiro, a de homens com 39 anos.
Outras capitais, no entanto, interromperam a aplicação da primeira dose e vão atender somente pessoas que precisam receber a segunda. Em Manaus, por exemplo, foi suspensa por causa da alta procura da vacina na semana passada, quando a cidade iniciou a imunuzação da população com 20 anos ou mais.
Veja, abaixo, como será a vacinação em nove capitais nesta terça-feira.
Leia também
Justiça determina preservação de sede do DOI-Codi em São Paulo
Homem é condenado por desacato, falsa identidade e falta de máscara
Imagens mostram últimos passos de idosa antes de morrer asfixiada
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro vai vacinar os homens com 39 anos. O grupo começa ser imunizado um dia depois do início da vacinação de mulheres com a mesma idade. Também nesta terça, conforme calendário da prefeitura, as unidades seguem aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as pessoas prefiram se vacinar a partir das 10h, quando os postos ficam mais vazios. Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação, além de documentação que comprove a elegibilidade.
Salvador
A capital baiana vai vacinar contra covid-19, nesta terça-feira, pessoas com 40 anos, nascidas exclusivamente no período de 10 de novembro de 1980 a 10 de janeiro de 1981, que fizeram o agendamento no site Hora Marcada.
Segundo a Prefeitura de Salvador, por causa do baixo estoque de imunizantes na cidade, somente quem tiver feito o agendamento prévio no site poderá receber a primeira dose do imunizante. A gestão municipal habilitou as incrições na última segunda-feira (12).
Fortaleza
A capital cearense disponibiliza a relação que abrange o público da imunização por idade, com informações atualizadas pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), e que podem ser acessadas no site da prefeitura.
A Prefeitura de Fortaleza informa que atende conforme agendamento a população com menos de 50, enquanto todas as pessoas com mais de 50 anos podem ser imunizadas indo aos postos de vacinação sem a necessidade de agendamento prévio.
Belo Horizonte
A capital mineira iniciou a imunização de pessoas com 43 anos, completos até dia 31 de julho, na segunda-feira. O próximo grupo a ser vacinado contra covid-19, conforme o calendário da prefeitura, é o de pessoas com 42 anos, completos até dia 31 de julho, a partir da próxima quarta-feira (14).
Para ser imunizado em Belo Horizonte, é necessário ser residente do município, apresentar documento de identificação com foto, não ter recebido vacina contra a covid-19, não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias, não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Manaus
Em Manaus, segue suspensa a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 nesta terça-feira. A capital do Amazonas havia aberto, na semana passada, a imunização de pessoas com 20 anos ou mais, e devido à alta demanda, acabou o estoque de primeiras doses.
O município, no entanto, segue a imunização de pessoas que precisam receber a segunda dose pra completar o esquema vacinal. De acordo com a prefeitura, até sexta-feira, a capital amazonense já havia aplicado 1.331.602 doses, sendo 991.785 primeiras e 24.301 doses únicas da vacina da farmacêutica Janssen.
Curitiba
A Prefeitura de Curitiba informou que, após quase todas as vacinas da última remessa terem sido aplicadas, a cidade está sem imunizantes para primeira dose. Com isso, nesta terça-feira, não haverá atendimento nos pontos de vacinação contra a covid-19.
A expectativa da gestão municipal é que, nesta semana, cerca de 25 mil moradores de Curitiba devem receber a segunda dose para completar o esquema vacinal de proteção contra a covid-19.
Goiânia
Goiânia avança na vacinação e começa a aplicar as doses contra covid-19 para pessoas a partir de 39 anos nesta terça-feira. No último final de semana, a capital goiana fez uma Maratona da Vacina, que iniciou na manhã de sábado e durou até a manhã de domingo, e aplicou 6,5 mil doses, que ajudou a ampliar a faixa etária.
Segundo a prefeitura, a cidade terá 16 postos disponíveis que funcionam por meio de agendamento, das 8h às 17h, além do drive-thru no Shopping Passeio das Águas, que começa a funcionar com distribuição de senhas. Serão disponibilizadas duas mil senhas a partir das 8h.
Belém
Segundo a prefeitura de Belém, nesta terça-feira acontece a imunização das pessoas que estão com a segunda dose da CoronaVac marcada. A vacinação vai acontecer de 9h às 17h em sete pontos. Os documentos necessários são: RG, CPF e Cartão de Vacinação.
Também será o dia dos profissionais da saúde do Hospital Ophir Loyola, que vão receber a segunda dose da AstraZeneca, no próprio hospital. Outra categoria vacinada será a dos marítimos, de 9h às 12h, na sede do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante.
Porto Alegre
Porto Alegre vai imunizar contra covid-19, nesta terça-feira, homens e mulheres com 36 anos ou mais. Na capital gaúcha, segundo a prefeitura, mais de 735 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina, e dessas, 413.564 já completaram o esquema vacinal.
A capital do Rio Grande do Sul mantém fixo no calendário de imunização os professores e profissionais de instituições de ensino da rede municipal, comunitária, estadual e particular (infantil, fundamental, médio, profissionalizante e superior), além de pessoas com deficiência permanente (PCDs) e com comorbidades.
Veja também
São Paulo
Cidade de SP passa de oito milhões de doses contra covid-19 aplicadas
São Paulo
SP não vai anunciar vacinação para 36 anos por falta de imunizante
Saúde
Covid-19: Brasil registra 745 mortes e 17.031 novos casos em 24 horas