O prefeito de Pirassununga (SP), Dimas Urban (PSD), publicou um vídeo em suas redes sociais no qual demonstrou indignação com aglomerações na cidade e a suposta incompreensão da população em relação ao atual do município na pandemia de covid-19.
Leia também
Comércio pede incentivo do estado para enfrentar fase vermelha em SP
“Presta atenção no que está acontecendo: estamos entrando em colapso e vai morrer gente aqui na Santa Casa porque não tem respirador e não temos pra onde mandar”, afirmou Urban. Ele também disse que não é dele a culpa da situação vivida pela cidade, mas de “de quem está saindo e se contaminando e contaminando o pai e a mãe que vai pra UTI”.
O prefeito voltou a reiterar o estado de colapso em Pirassununga e reclamou das pessoas que negam a pandemia: “tem idiota que fala que máscara não serve pra nada, sendo que 76 entidades médicas falaram que a melhor proteção é a máscara. Para de ser ignorante. A covid está aí, e quem não acredita é porque é ignorante, zóio tapado”.
Prefeito chamou negacionistas da pandemia de ‘zóio tapado’
Reprodução/Facebook
Dimas já habia publicado outro vídeo nesta quinta-feira (4), em suas redes sociais, fazendo um apelo para que empresários da região façam doações ao município para a aquisição de novos leitos para pacientes internados com covid-19.
Na gravação, em tom de lamento, Urban afirmou que que há um número imenso de pacientes em estado grave pela doença. “Nós não temos cidades em que a gente possa mandar esses pacientes porque também não têm vagas. Então, hoje estou aqui de chapéu na mão”, disse o prefeito antes de pedir o auxílio aos empresários da cidade.
“Estamos com um gasto absurdo com tudo isso. As pessoas perguntam “cadê os R$ 9 milhões?”. Vocês não fazem ideia do tanto de verba que estamos gastando para tentar manter a situação sob controle”, argumentou.
Veja também
São Paulo
Comissão de Ética da Alesp vota pela suspensão temporária de Cury
São Paulo
Escolas particulares de SP pedem a pais para manter crianças em casa
São Paulo
Governo de SP descarta mudança e diz que protesto é boicote à saúde
A ideia, segundo Urban é montar uma estrutura com leitos completos na Unidade Sentinela Covid-19, ao lado da Santa Casa do município. O prefeito ainda afirmou que todos os recursos utilizados para a pandemia serão destinados para evitar mortes.
“Tem cidade que está investindo dinheiro em câmara fria para conservar os corpos. Eu quero investir o dinheiro de onde eu puder para evitar mortes”, disse antes de concluir o vídeo.
Prefeito foi contra fechamento do comércio
Hoje consternado com o colapso vivido em sua cidade, Dimas Urban já foi contra o fechamento do comércio como medida para se evitar aglomerações durante a pandemia.
Em live de maio passado com o deputado estadual Eduardo Bolsonaro (PSL) e outros dois prefeitos do interior, na qual criticavam a gestão do governador João Doria na pandemia, ele apontou problemas a respeito das medidas seguidas no Estado.
“Isso (fechamento) gera um problema monstruoso para a prefeitura. Nós triplicamos ou quadruplicamos a distribuição de cestas básicas porque esse pessoal não tem dinheiro para botar comida na mesa. Está mais do que claro”, afirmou.
PREFEITOS DE SP CRITICAM DÓRIA E COMÉRCIO FECHADOOntem fiz live c/ prefeitos que lutam para reabrir o comércio e salvar empregos em suas cidades: @EvertonSodario (Mirandópolis), Dr.Cristiano (Martinópolis) e Dr.Dimas Urban (Pirassununga).*Completo:https://t.co/h1S08JF8wt pic.twitter.com/xYhQFXje1s— Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP) May 20, 2020