Aristóteles Temponi já foi vereador na cidade
Reprodução / Facebook
O prefeito reeleito de Santa Maria do Suaçuí, Aristóteles Temponi Catarina (MDB), conhecido como Palitó, morreu vítima da covid-19, nesta segunda-feira (21).
O idoso de 66 anos estava internado há mais de um mês em um hospital em Belo Horizonte, onde tratava os sintomas da doença.
A morte foi confirmada pela prefeitura na manhã desta terça-feira (22). Em nota, o Executivo municipal lamentou o óbito. O vice-prefeito, Aristeu Rocha, que está no comando da prefeitura, decretou luto de três dias na cidade. Ainda não há informações sobre o sepultamento do político.
O relatório mais recente do Governo de Minas, desta terça-feira, indica que Santa Maria do Suaçuí teve, até o momento, 557 moradores infectados pelo novo coronavírus, sendo que nove deles morreram.
Carreira
Catarina, que era servidor público aposentado, foi eleito prefeito da cidade para o primeiro mandato, em 2019, em uma votação indireta após o então chefe do Executivo Municipal renunciar ao cargo. O nome dele foi o mais votado entre os vereadores do município. Na época, Catarina também era parlamentar.
Neste ano, o político concorreu novamente ao cargo, nas eleições gerais, e foi reeleito com 51,84% dos votos válidos. Ele derrototou Elias Godinho (PV), que teve 47,93% dos votos, e Luciano Godinho (PROS), que teve o apoio de 0,23% da população. A cidade da região do Vale do Rio Doce tem 14.611 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).