Venda de bebidas é discutida na Justiça
Reprodução / Freepik
A Prefeitura de Belo Horizonte informou, no final da manhã deste sábado (12), que vai entrar com um recurso na Justiça para vetar, novamente, o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes da cidade.
O juiz Maurício Leitão Linhares autorizou, no início da noite desta sexta-feira (11), a venda dos produtos para consumo dentro dos estabelecimentos, contrariando decreto do prefeito Alexandre Kalil (PSD) para conter a covid-19.
A prefeitura ainda não havia sido notificada sobre a liberação, que já está em vigor. Após receber o aviso nesta manhã, a equipe de Kalil informou à reportagem que vai tentar derrubá-la.
Os bares e restaurantes podem abrir diariamente até às 22h em Belo Horizonte, respeitando as medidas de distanciamento e proteção contra o novo coronavírus.
Bebidas liberadas
Ao liberar o consumo de bebidas alcoólicas nos bares, o juiz Maurício Leitão Linhares avaliou que a medida da prefeitura é “desproporcional”. O magistrado defendeu, ainda, que o consumo de bebidas alcoólicas, por si só, “não representa causa relevante de aumento da transmissão” da covid-19.
“Com ou sem bebidas, em tese, os bares e restaurantes continuarão a ser frequentados, mas para os estabelecimentos comerciais a perda de receita é consequência óbvia”, afirma.
A decisão de Linhares atendeu a um pedido da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) de Minas Gerais. Confira aqui o parecer completo do juiz.
Pandemia em BH
No dia em que o juiz Maurício Leitão Linhares liberou as bebidas na cidade, os três indicadores que monitoram o avanço da pandemia em BH subiram para o alerta amarelo. A última vez que isto aconteceu foi há quatro meses.
O boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta sexta-feira (11), indicava a taxa de ocupação de leitos de enfermaria em 52,4%, em 56,7% para as UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) e a taxa de transmissão em 1,02.
O total de moradores mortos pela covid-19 na capital mineira estava em 1.736, enquanto o de infectados subiu para 57.330.