Hospital atendeu quase 10 mil casos da doença
Reprodução / HMDCC Youtube
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a emoção dos profissionais do HMDCC (Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro), em Belo Horizonte, ao ser fechada a ala dedicada a pacientes com Covid-19.
Nas imagens, trabalhadores aparecem retirando placas de portas e corredores e desmobilizando os leitos. Muitos dos profissionais vistos no vídeo estão visivelmente emocionados, com os olhos cheios d’água. Desde o início da pandemia, o hospital realizou quase 10 mil atendimentos de casos suspeitos e confirmados da Covid-19.
View this post on Instagram Uma publicação compartilhada por Hospital Dr. Célio de Castro (@hmdccsusquedacerto)
Em uma rede social, a assessoria do HMDCC afirmou que o fechamento da ala Covid-19 é “motivo de orgulho para a equipe” e ressaltou que, mesmo após tanta dedicação, a instituição segue de portas abertas para atender a população.
— Dezoito meses depois, centenas de vidas salvas, a dor sentida por cada vida perdida e a sensação de ter feito um excelente trabalho. O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro estará sempre pronto (e a postos) para tudo o que a cidade precisar!
A instituição de saúde, localizada na região do Barreiro, possui 533 leitos, sendo 100 de CTI (Centro de Terapia Intensiva), 15 de estabilização e 418 de enfermaria. O hospital começou a receber infectados com o novo coronavírus desde 26 de fevereiro de 2020 e, a partir de 7 de abril deste ano, passou a atender apenas pacientes com a doença.
De acordo com o médico Paulo Roberto Correa, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da prefeitura, o Hospital Dr. Célio de Castro não recebia diretamente pessoas com a doença, mas abrigava pacientes vindos de outros hospitais. Assim, a rede de saúde vai continuar redirecionando os casos que precisem de internação para as unidades possíveis.
— Esse é o momento na cidade como um todo, hospitais públicos e privados estão fazendo isso. É o retrato da nossa situação epidemiológica, que possui menos demanda para internação.
Covid-19 em BH
Desde o início da pandemia, a capital mineira já registrou 6.817 mortes e 284.984 casos confirmados da doença. No total, 276.328 pessoas foram curadas e outras 1.839 seguem em acompanhamento. Quase 80% dos moradores ou trabalhadores da cidade receberam, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a doença, enquanto 54,3% estão totalmente imunizados.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento.