Ingleses entre 16 e 17 anos começarão a receber o imunizante a partir do próximo dia 23
Joseph Prezioso/AFP
A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde do Reino Unido (MHRA, na sigla em inglês) informou nesta terça-feira (17) que aprovou a utilização da vacina contra a covid-19 fabricada pela Moderna em adolescentes entre 12 e 17 anos de idade.
Leia também: Covid-19: O que se sabe sobre a vacina da Moderna
O regulador britânico já havia dado autorização para a inoculação com Pfizer/BioNTech em menores de idade, embora o governo do Reino Unido não tenha começado a oferecer a vacina para menores de 16 anos sem fatores de risco especiais.
Veja também
São Paulo
Covid: 211 mil pessoas ainda não tomaram 2ª dose na cidade de SP
São Paulo
Covid: 211 mil pessoas ainda não tomaram 2ª dose na cidade de SP
Rio de Janeiro
RJ autoriza Pfizer como 2ª dose para quem recebeu AstraZeneca
Na Inglaterra, os adolescentes de 16 e 17 anos começarão a ser vacinados a partir do próximo dia 23, antes do início do próximo ano letivo.
Um porta-voz do Ministério da Saúde “saudou” a aprovação do regulador à vacina Moderna e sublinhou que, a partir de agora, será orientada pelas recomendações do grupo de especialistas que aconselha o governo sobre vacinar menores a partir dos 12 anos de idade.
Leia também: Eficácia de vacina da Moderna é de 93% após seis meses, diz empresa
O Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI, na sigla em inglês), que faz recomendações ao governo, afirmou que mais dados são necessários para tomar uma decisão a esse respeito.
O Reino Unido registrou nos últimos dias cerca de 30 mil casos de covid-19 a cada 24 horas, enquanto 5.894 pessoas permanecem hospitalizadas em todo o país, 882 delas com ventilação mecânica assistida.
No dia 19 de julho, a Inglaterra suspendeu todas as restrições para prevenir infecções, incluindo o uso da máscara em ambientes fechados, enquanto Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte mantêm algumas dessas limitações.