Idosos fazem parte do grupo de risco da pandemia do novo coronavírus
Joédson Alves/EFE – 26.02.2021
Pesquisadores britânicos constataram que as vacinas de Oxford e da Pfizer contra a covid-19 reduziram o riscos de internação hospitalar pela doença em mais de 70% entre pacientes idosos e frágeis, após uma única dose.
Os dados preliminares ainda precisam ser avaliados por outros cientistas. No entanto, trata-se de mais uma evidência de que os imunizantes são altamente eficazes na redução de doenças associadas à covid-19.
Cientistas da Universidade de Bristol e de dois hospitais da região observaram 434 pacientes com sinais de doença respiratória grave entre meados de dezembro de 2020 e fim de fevereiro. Todos os incluídos no estudo estavam prestes a completar 80 anos ou mais no fim de março. A pesquisa foi parcialmente financiada pela Pfizer.
Veja também
Saúde
Brasil poderá ter 6 tipos de vacina contra a covid-19. Saiba mais
Saúde
Covid: 70% dos brasileiros não fazem questão de escolher vacina
Saúde
Aumento de jovens com covid grave prejudica giro de leitos de UTIs
Ao comparar os diagnósticos dos que foram vacinados com os dos que não foram imunizados, os pesquisadores estimaram a eficácia das doses em prevenir sintomas de covid-19 suficientemente graves para exigir internação.
Foi descoberto que uma única dose da Pfizer tem eficiência de 71 4% em evitar internações 14 dias após a aplicação. No caso do imunizante da AstraZeneca, a eficácia foi de 80,4%. A idade média dos que receberam a dose da Pfizer era de 87 anos e da AstraZeneca, de 88 anos.