República Democrática do Congo já enfrentou 12 epidemias de ebola
EFE/EPA/LEGNAN KOULA

Um novo surto de ebola foi detectado com a confirmação de um caso no nordeste da República Democrática do Congo, cinco meses após o fim da 12ª epidemia da doença no país africano, disse na sexta-feira (8) o ministro da Saúde congolês, Jean-Jacques Mbungani.

“O caso diz respeito a uma criança de três anos do sexo masculino que foi hospitalizada e morreu em 6 de outubro”, explicou o ministro em comunicado.

O caso foi relatado na província de Kivu do Norte, e Mbungani afirmou que equipes de saúde “já estão trabalhando intensamente para realizar atividades de resposta, em particular a listagem e o acompanhamento de cerca de 100 contatos até o momento e a descontaminação dos centros de saúde”.

Veja também

Internacional
Serra Leoa oficializa abolição da pena de morte no país

Internacional
OMS acusa 21 funcionários de cometerem abusos sexuais

MonitoR7
OMS alertou para vírus que pode provocar uma nova pandemia?

“Graças à experiência adquirida na gestão do vírus ebola em epidemias anteriores, estamos confiantes de que as equipes de resposta na província, apoiadas pela administração central, colocarão esta epidemia sob controle o mais rápido possível”, enfatizou o ministro.

A existência do novo caso tornou-se conhecida depois que o Ministério da Saúde declarou em 3 de maio o fim da décima segunda epidemia de ebola na história do país, iniciada em 7 de fevereiro e que teve 12 casos e seis mortes, também em Kivu do Norte.

Leia também

Epidemia de ebola é pouco provável no Brasil, diz especialista

Costa do Marfim registra primeiro caso de ebola desde 1994

Rússia diz ter detectado primeiro caso da gripe aviária em humanos

Descoberta na República Democrática do Congo em 1976 – quando o país ainda se chamava Zaire -, a doença ebola é transmitida pelo contato direto com o sangue e os fluidos corporais de pessoas ou animais infectados.

A febre causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%. Seus primeiros sintomas são febre alta repentina, fraqueza severa, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta e vômitos.

CategorySem categoria

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001