Ronnie Von fez alerta: a influenza é extremamente agressiva
Edu Garcia/R7
Os vírus influenza já contaminaram mais de 3 mil pessoas este ano no país, de acordo com o Ministério da Saúde. Uma das vítimas foi o apresentador Ronnie Von, do programa “Todo Seu”, da TV Gazeta.
O artista publicou nas redes sociais nesta sexta-feira (22), uma foto na qual aparece em uma cama de hospital.
Na legenda, explicou que estava internado por causa da gripe causada pelo vírus influenza A – H1N1, mas disse que recebeu alta e vai se recuperar em casa.
Meus queridos, utilidade pública. Peguei a Influenza A, H1N1. Já estou bem melhor e em casa graças ao Pronto Atendimento do Hospital Albert Einstein @hosp_einstein e sua maravilhosa equipe que nos tratou com todo carinho. Sob qualquer suspeita de Influenza A procure um serviço médico, ela é extremamente agressiva.Agradeço também meu clínico e amigo Dr Nassim Elias Mikhael pelo mega suporte e competência. Uma publicação compartilhada por Ronnie Von (@ronnievonoficial) em 22 de Jun, 2018 às 5:32 PDT
Ronnie Von tem 73 anos e faz parte do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe que encerra nesta sexta – mesmo com o fim da campanha, as cidades que ainda têm doses no estoque podem continuar vacinando.
Assim como gestantes, crianças com menos de 5 anos, puérperas e pessoas com baixa imunidade, os idosos têm uma probabilidade maior de sofrer uma evolução do quadro de gripe para o de síndrome respiratória aguda grave – este é o principal risco dos vírus influenza.
De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início do ano, três tipos de vírus influenza circulam no Brasil: H1N1, H3N2 e B. A vacina oferecida gratuitmamente pela campanha protege contra os três.
Leia também: Gripe pode precipitar infarto, comprova estudo
De acordo com o último boletim da influenza, até o dia 16 de junho foram registrados 3.122 casos de influenza em todo o Brasil. Deste total, 535 pessoas morreram.
O vírus H1N1 é o responsável pelo maior número de vítimas: 1.885 casos e 351 mortes.
O vírus H3N2 foi confirmado em 635 casos e 97 mortes.
Foram registrados 278 casos e 31 mortes por influenza B.
Em 324 casos e 56 mortes não foi possível determinar o subtipo do vírus.
Quase 4 milhões de crianças ainda não tomaram vacina
Agência Brasil
Balanço da campanha
De acordo com o Ministério da saúde, a região Sudeste é a que tem menor cobertura vacinal contra a gripe até o momento, com 77,2%. Em seguida estão a Norte (78,4%), Sul (84,8%), Nordeste (89,3%) e Centro-Oeste, com a melhor cobertura (96,5%).
Os Estados de Goiás, Amapá, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Paraíba e Alagoas possuem cobertura vacinal contra a gripe acima de 90%.
O que preocupa é a falta de adesão das crianças menores de 5 anos. Quase 4 milhões ainda não foram vacinadas. É o grupo com menor cobertura vacinal: 67,7%.
Desde o início do ano, 44 crianças morreram, vítimas dos vírus influenza.
Confira tudo o que você precisa saber sobre a vacina da gripe: