Abertura é no Ibirapuera, mas programação acontece em toda a cidade
NIilton Fukuda/Estadão Conteúdo

A quarta edição da Virada da Saúde de São Paulo começa neste sábado (7), às 10h no Parque do Ibirapuera. Até o dia 15 de abril, uma série de atividades gratuitas serão oferecidas para conscientizar sobre a importância de se levar uma vida saudável.

As ações têm foco na prevenção, na promoção à saúde e na qualidade de vida, vão ser oferecidas oficinas, exposições, testes de saúde, dança, teatro, shows gratuitos, entre outras atrações.

As atividades vão ser divididas em quatro áreas: médico-assistencial, bem-estar, cultura e educação.

Leia mais: Você sabia que a pimenta faz bem para o coração?

Leia mais: Tudo o que você sempre quis saber sobre a formação de pedras no rim
De acordo com o secretário municipal da saúde, Wilson Pollara, o evento pretende “despertar no público o desejo de adotar um estilo de vida mais saudável, aproximar a população do tema saúde, promover a saúde em múltiplos espaços da cidade, e construir um ambiente saudável e sustentável para todos”.

Virada da Saúde tem exames gratuitos

Quem for até o Ibirapuera vai poder aproveitar a oportunidade para realizar exames como testes de visão, de glicemia, colesterol, além de exames odontológicos, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientações sobre a hanseníase.

Os testes de doenças como sífilis, hepatite C e HIV vão ser realizados de forma rápida, segura e sigilosa. Também vão ser oferecidas orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis com a distribuição de camisinhas masculinas, femininas e gel lubrificante.

Profissionais do Samu-SP vão ensinar ao público as manobras da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), para mostrar como salvar vidas e prestar socorro em caso de parada cardíaca, com o uso de manequim; a ambulância será aberta à visitação.

Programação em toda a cidade

Virada da Saúde também vai oferecer atividades físicas
Divulgação/Secretaria Municipal Saúde

Além da programação no Ibirapuera, até o próximo dia 15, todas as regiões da cidade vão receber uma série de ações de conscientização e prevenção. Vão ser oferecidos exames como testagens de glicemia, hepatite, infecções sexualmente transmissíveis, vacinação, além de diversas atividades físicas e lúdicas.

Estas atividades também vão acontecer nos hospitais da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) e o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).
Até o dia 13 de abril, o Instituto Suel realizará, de graça, na Câmara Municipal de São Paulo, testes de visão e avaliações oculares com médico oftalmologista para identificar possíveis doenças dos olhos. A CMSP fica no Viaduto Jacareí, 100.        

Vacinação contra a febre amarela

Quem ainda não se vacinou, vai ter mais uma oportunidade neste sábado, durante a abertura da Virada da Saúde. As doses vão ser aplicadas entre 10h e 16h na Arena de Eventos, ao lado do Museu Afro Brasil, perto do portão 10.

Para receber a dose, é preciso levar documento de identificação com foto e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS.
Quem não puder ir até o parque também pode se vacinar em um dos 80 postos e unidades de saúde que vão estar de plantão.

Clique aqui e veja quais são as unidades e os horários em que elas vão estar abertas neste sábado.

A campanha de vacinação contra a febre amarela continua até o dia 30 de maio. Durante a semana, as doses são aplicadas em todos os postos da capital paulista.

Quem quiser se vacinar, pode clicar aqui e encontrar a unidade de saúde mais próxima.

Veja quais são as alternativas para quem não pode se vacinar contra a febre amarela:

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001