Noites quentes causam inúmeros incômodos e adversidades para dormir. De acordo com o pneumologista Mauricio Bagnato, do Hospital Sírio-Libanês, a dificuldade para descansar em dias quentes se dá não só pela temperatura, mas por toda a ambientação do quarto, podendo ter interferência de luminosidade, ruídos e da umidade do arBagnato explica que, em noites com temperaturas mais elevadas, o corpo precisa fazer uma termorregulação para se adequar ao calor e, assim, provocando suor e desconforto. De acordo com o médico, para que esse desconforto não afete o sono, é necessário que o ambiente seja adequado para que tenha uma redução na temperatura, tentando mantê-la em torno dos 24°C, que é considerada a ideal para o ser humanoO especialista recomenda que, para que haja a redução no calor, o ambiente deve ter alguma ventilação, sendo recomendado o uso de ventiladores, circuladores, climatizador ou a janela aberta. Embora o ar condicionado seja uma boa opção para abaixar a temperatura, o aparelho pode causar ressecamento das mucosas e trazer problemas nasais e da faringe, já que utiliza a umidade do ambienteOs dias quentes também podem ser acompanhados da baixa umidade e dias sem chuva. O pneumologista explica que, com essa baixa umidade, as pessoas tendem a apresentar ressecamento do nariz e da faringe, especialmente em pessoas que costumam dormir com a boca aberta. O ressecamento da faringe e a respiração pela boca facilitam as infecções na garganta, provocando gripe. As mudanças de temperatura e a baixa umidade também provocam quadros de rinite e, com o ressecamento das narinas, a respiração é obstruídaO médico afirma que, em casos de baixa umidade e no calor, o ar condicionado seja evitado, pois o aparelho absorve a água do ambiente e deixa o lugar ainda menos úmido. Para dormir, o médico afirma que elevar o tronco com travesseiros pode ajudar na respiração, mas não recomenda, pois a mudança na postura pode prejudicar a coluna. A pessoa deve, ainda, hidratar bem as mucosas e, no nariz, aplicar soro fisiológicoA luminosidade também interfere na qualidade do sono, especialmente em noites quentes, quando as pessoas abrem as janelas para tentar receber amenizar o calor. Assim, a luz da lua ou dos postes de iluminação da rua, diminuem a quantidade de melatonina, hormônio responsável pelo sono, já que o corpo humano é desenvolvido para dormir no escuroOs ruídos também diminuem a qualidade do sono. Ventiladores e ar condicionado barulhentos ou barulhos da rua interferem no sono, já que podem impossibilitar a pessoa de dormir devido aos seus ruídos, provocando incômodo. Quando somado aos outros fatores, as pessoas ficam menos propensas a pegar no sonoEntre os problemas que a má qualidade do sono pode oferecer são a lentidão de raciocínio, sonolência durante o dia, mal humor e lentidão no raciocínio. Para dormir bem com o calor, o médico afirma que algumas mudanças no ambiente e alguns costumes podem ajudar, como tomar banhos frescos antes de dormir, utilizar tampões de ouvido para amenizar ruídos, usar máscaras de dormir para não ser afetado pela luz, e colocar bacias com água para deixar o ambiente umidificado*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

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