Prefeito criticou prioridade para detentos
Thomas Lohnes/AFP – 19.05.2021
A Prefeitura de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou que vai vacinar motoristas do transporte público e um novo grupo de profissionais da educação contra a covid-19.
A vacinação dos motoristas e fiscais dos ônibus municipais e metropolitanos será realizada nesta quarta-feira (26) e na sexta-feira (28), no Sesc Santa Luzia (rua Ana Batista da Cruz, 3505 – Belo Vale), das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Já para os trabalhadores da educação, o atendimento acontece entre esta quarta-feira e quinta-feira (27), para “profissionais de todas as escolas particulares que atuam com a educação infantil, ou seja, crianças de 4 e 5 anos e profissionais da rede municipal de escolas que atendem do 1º ao 5º anos do ensino fundamental”, segundo a prefeitura. O grupo será vacinado nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, das 8h às 17h, com pausa para o almoço.
Os interessados em receber as doses devem levar RG, CPI e comprovante de endereço. Os trabalhadores da educação precisam apresentar declaração assinada da escola onde trabalha.
Os trabalhadores do transporte e da educação estão entre os prioritários do PNI (Plano Nacional de Vacinação), do Governo Federal, mas o documento coloca os detentos antes na fila. Em uma rede social, o prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier (PSD), criticou a situação e disse “decepcionado por estar sendo questionado, massacrado e interpelado por ter iniciado a vacinação de Professores” já que “a determinação do PNI é de que eu faça a vacinação de toda nossa população carcerária primeiro”.
* Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento