A prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, confirmou nesta quarta-feira (7) que o caso de febre amarela registrado na cidade é autóctone, ou seja, contraído dentro do próprio município, pois o paciente não viajou nem esteve fora da cidade antes de adquirir a doença. A viremia (circulação do vírus no sangue) da febre amarela é de cinco dias. O paciente, de 35 anos, apresentou melhora, mas continua internado no Hospital das Clínicas de São Paulo. 

A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) do Estado de São Paulo e o Departamento Municipal de Controle de Endemias fizeram buscas na terça-feira (6) nas regiões frequentadas pelo paciente infectado a fim de localizar mosquitos transmissores e identificar se a febre amarela havia sido contraída no Jardim Represa, área próxima de mata e da represa Billings, ou no centro da cidade.

A análise é feita pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) do Estado de São Paulo e pelo Departamento Municipal de Controle de Endemias. O resultado das amostras sai em cerca de 20 dias. 
Os bairros Jardim Palermo e Jardim Represa, onde o morador infectado mora e trabalha, foram investigados pelo Departamento de Vigilância Sanitária Municipal, que realizou medidas emergenciais como nebulização, vistoria para descoberta de focos e intensificação de vacinação pela região.

A prefeitura informou que que vai manter a vacinação contra a febre amarela nas escolas municipais até dia 14, inclusive no feriado de Carnaval, disponibilizando 707 mil doses da vacina. Além disso, a vacinação também é oferecida nas 34 unidades de saúde da cidade.

Para intensificar a vacinação, nove unidades de pronto de atendimento (UPAs), vão efetuar a imunização a partir desta sexta-feira (9) por 24 horas, inclusive no feriado de Carnaval.

O Comitê de Combate e Prevenção à Febre Amarela, composto por agentes técnicos da prefeitura, decidiu, por unanimidade, pela continuidade da vacinação nas escolas municipais, considerando a gravidade deste primeiro caso infectado na cidade. O morador com febre amarela está entre os três novos casos investigados pela Secretaria de Saúde do Município. Os demais casos seguem em análise. 

A campanha de vacinação contra a febre amarela em São Bernardo do Campo vai até o dia 17.Diante da baixa adesão para vacinação nas UBS, no início da campanha, a prefeitura decidiu ampliar a imunização por meio de postos de vacinação nas 102 escolas municipais.

O vírus da febre amarela tem se expandido por todo Estado de São Paulo e regiões próximas à Serra do Mar, como é o caso da cidade de São Bernardo do Campo. De acordo com o balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (7), há 353 casos confirmados da febre amarela no Brasil, sendo que 98 pessoas morreram em decorrência da doença desde julho de 2017 até 6 de fevereiro de 2018. O Estado de São Paulo lidera o número de casos, com 161 confirmados e 41 mortes. Em seguida está Minas Gerais, com 157 casos confirmados e 44 mortes. O Rio de Janeiro confirmou 34 casos e 12 mortes. O Distrito Federal registrou uma morte por febre amarela.

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001