Os testes vão ser feitos em amostras de saliva e o resultado sai em 30 minutos
Cesar Brustolin/ SMCS
Nesta quinta-feira (8), a poucos dias do Carnaval, a Secretaria Estadual da Saúde realiza diagnóstico gratuito e rápido – resultado fica pronto em 30 minutos – em uma unidade de saúde instalada em frente à estação Jabaquara do metrô, na zona sul de São Paulo.
O serviço de teste de HIV vai funcionar das 8h30 às 16h e irá oferecer 300 testes rápidos realizados por meio de amostras de saliva. Segundo a Secretaria, os testes de saliva e o de sangue apresentam os mesmos mecanismos e eficácia, identificando anticorpos anti-HIV.
De acordo com o Ministério da saúde, 830 mil brasileiros vivem com o vírus HIV. Destes, 548 mil estão em tratamento. Estima-se que mais de 130 mil pessoas ainda não sabem que têm o vírus.
Os resultados dos testes que serão realizados na unidade do Jabaquara nesta quinta-feira (8) são sigilosos. Só quem tem acesso são os próprios pacientes. Quem tiver o resultado positivo será encaminhado ao serviço de referência da rede pública de saúde para iniciar tratamento.
Para fazer o teste, é preciso ficar 30 minutos sem se alimentar, beber ou fumar. Também serão distribuídos 10 mil preservativos masculinos e 4 mil femininos, além de 8 mil sachês de gel lubrificante.
HIV triplica entre homens
O número de pessoas que descobrem que tem o vírus, ou de novos infectados, diminuiu 5,2% no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Por outro lado, o número de homens infectados triplicou, principalmente entre os jovens.
Em dez anos, entre 2006 e 2016, o número de homens infectados com HIV entre 15 e 19 passou de 2,4 para 6,7 para cada 100 mil habitantes. Entre os homens com 20 a 24 anos, a taxa passou de 16 casos para 33,9 a cada 100 mil habitantes. Já entre as mulheres, houve aumento da doença na faixa entre 15 e 19 anos – o número subiu de 3,6 para 4,1 infectadas a cada 100 mil habitantes.