Crianças entre 1 e 4 anos são foco da campanha, prorrogada até dia 29 em SP
Erasmo Salomão/ Ministério da Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo divulgou nesta sexta-feira (14) que vai prorrogar a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, que terminaria hoje, até o dia 29.
A medida foi tomada para que a capital atinja a meta de cobertura vacinal de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. Até o último boletim, de quinta-feira (13), a cidade de São Paulo havia vacinado 92,7% do público-alvo – crianças entre 1 e 4 anos – contra pólio e 92,1% contra sarampo.
Saiba mais: Sarampo cresce no Amazonas, mas mortes estabilizam no país
Neste sábado (15), mais de 80 postos estarão abertos para aplicação das vacinas, segundo o Ministério. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), as doses também serão oferecidas em um posto volante localizado no piso térreo do Santana Parque Shopping, na zona Norte, das 10h às 17h.
Segundo a secretaria, entre o público-alvo da campanha, a única idade que não atingiu a meta é a de 1 ano, com cobertura vacinal de 69,8% para pólio e 68,5% para sarampo.
Leia também: A um dia de fim de campanha, 94% das crianças já se vacinaram no país
Apesar da cidade como um todo não ter alcançado a meta de vacinação, algumas regiões já ultrapassaram a marca estabelecida pelo Ministério. É o caso da região Leste, que soma 102,1% de cobertura tanto para pólio quanto sarampo, e a Sul, com cobertura de 96,2% para pólio e 95,3% para sarampo.
Na região Norte, o índice de imunização é de 89,7% para pólio e 88,9% para sarampo, seguida da Sudeste, com 88,9% e 87,7%, respectivamente.
As menores coberturas foram registradas na região Central, com 79,2% para pólio e 76,4% para sarampo, e na Oeste com 77,1% para pólio e 79,1% para sarampo.