Fiocruz deve confirmar ou descartar se casos são de reinfecção por novas linhagens do vírus
Divulgação/National Institute of Allergy and Infectious Diseases
Autoridades sanitárias de Santa Catarina enviaram à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, 12 amostras de pacientes do estado com suspeita de reinfecção pelo coronavírus causador da covid-19, informou governo nesta terça-feira (2).
O Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) catarinense descartou outros quatro casos suspeitos, mas os que foram enviados à Fiocruz têm características que se encaixam nas definições de reinfecção estabelecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
São elas: exame molecular PCR positivo para SARS-CoV-2, seguido de 90 dias sem novos positivos, um novo exame PCR positivo após esse período. Um testes de sequenciamento genômico das duas amostras.
Este último é para detectar se o paciente foi infectado por linhagens diferentes do coronavírus.
A reinfecção, explicou ao R7 o pesquisador Felipe Naveca, da Fiocruz Amazonas, pode se dar por duas razões juntas ou separadas.
“O que a gente ainda não sabe é se o maior responsável pelas reinfecções é o fato de ser uma variante que escapou da resposta imune da primeira ou se é porque os níveis de anticorpos caem demais entre uma infecção e a outra. Podem ser as duas coisas, inclusive.”
Especialistas admitem que é um critério difícil de ser cumprido porque muitas pessoas demoram a procurar o serviço de saúde. No entanto, reforçam a necessidade de monitoramento permanente para saber se há circulação de novas cepas em determinadas regiões.
Em Santa Catarina, o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, ressalta a importância de identificar reinfecções.
“A ocorrência de casos de reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2 é um evento raro, e que deve ser investigado com o máximo de cautela, seguindo os protocolos definidos. A caracterização desses eventos é fundamental para orientar a adoção de medidas de vigilância, prevenção e assistência a casos de covid-19.”
O estado de Santa Catarina é o quarto do país com maior número de casos de covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 581 infecções confirmadas. Os óbitos somam 6.416.
Veja também
Saúde
Sete mentiras que se espalham na internet sobre vacinas contra covid
Saúde
4 pontos para entender a reinfecção por covid-19, agora confirmada no Brasil
São Paulo
SP confirma primeiro caso de reinfecção por covid-19 no estado