Casos de hepatite grave em crianças são monitorados
Reprodução/Google Street View

Seis casos suspeitos de hepatite aguda em crianças – doença de origem desconhecida – estão em investigação no estado do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.

Um alerta foi emitido aos 92 municípios sobre o registro da enfermidade em menores de 16 anos, com o objetivo de orientar as secretarias municipais sobre a notificação correta dos casos para que eles possam ser monitorados.

As vigilâncias municipais, com apoio da estadual, acompanham o quadro de saúde de duas crianças de 4 e 8 anos e um bebê de 2 meses, na capital; uma criança de 3 anos, em Niterói, na região metropolitana; e outra de 2 anos, em Araruama, na Região dos Lagos. Também segue em apuração a morte de um bebê de 8 meses, que morava em Maricá.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a OMS (Organização Mundial de Saúde) emitiu um alerta sobre casos de hepatite aguda grave registrados no Reino Unido, em que o agente causador da doença era desconhecido.

No último dia 24, o Ministério da Saúde repassou um comunicado aos estados sobre a necessidade de atenção a registros de hepatite aguda grave em que o paciente apresenta transaminases (enzimas intracelulares) acentuadamente elevadas, às vezes precedidas por sintomas gastrointestinais.

“Estamos acompanhando a evolução da doença no mundo e monitorando junto às vigilâncias municipais os registros de casos suspeitos no estado. O alerta é justamente para que esses pacientes possam ser acompanhados e monitorados de forma correta”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Chieppe ressaltou que os pais e responsáveis devem ficar atentos aos sintomas das crianças.

“Se houver qualquer suspeita, elas devem ser imediatamente levadas a um serviço de saúde para que possam ser diagnosticadas e tratadas.”

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, sendo as mais comuns as infecções pelos vírus tipo A, B e C, além do consumo abusivo de álcool ou outras substâncias tóxicas como medicamentos e drogas.

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001