Serrana (SP) começa a aplicar 3ª dose de vacina contra covid-19 em idosos
Divulgação/Instituto Butantan
A cidade de Serrana (SP), que serviu como campo de pesquisa para um estudo do Instituto Butantan para vacinação em massa da população adulta com a CoronaVac, começa nesta segunda-feira (6) a aplicar a terceira dose para cinco mil idosos acima de 60 anos residentes no município.
O reforço do imunizante será oferecido a todas as pessoas acima de 60 anos ou imunossuprimidas no estado de São Paulo, devido a uma queda de proteção constatada para esse público e em razão dos novos riscos de disseminação da variante Delta.
Veja também
Saúde
Cinco mil idosos de Serrana vão receber 3ª dose da CoronaVac
São Paulo
SP divulga calendário da 3ª dose da vacina contra a covid-19
São Paulo
Butantan planeja estudo em Serrana para medir vacinação anual
No caso do município do interior paulista, a terceira dose funcionará também para o acompanhamento do Projeto S, que ocorreu entre fevereiro e abril desse ano. O estudo imunizou 98% da população adulta da cidade nesse período.
“O Projeto S foi inovador em termos de análise de efetividade vacinal em grande escala. Um estudo clínico escalonado que deu resultados extremamente importantes”, disse Dimas Covas, diretor do Butantan.
Com a imunização em massa, segundo divulgou o instituto, houve quedas de 95% nas mortes, 86% nas internações e 80% em casos sintomáticos da covid-19. O projeto concluiu também que 75% da população com o esquema vacinal completo permitem que a pandemia seja controlada.
Leia também
Cidade de SP tem 310 mil atrasados para 2ª dose contra covid-19
Covid-19: adolescentes recebem vacina errada na Grande São Paulo
“Serrana é um exemplo não só para o Brasil, mas se tornou uma referência mundial. Fico feliz que essa projeção já se reproduza na geração de empregos e oportunidades para a população de Serrana”, afirmou o governador João Doria (PSDB).
Em todo o estado, o término da vacinação com o reforço está previsto para o dia 10 de outubro. Em Serrana, a aplicação da terceira dose deverá ser concluída antes, mas não há data confirmada.