Shoppings terão que seguir protocolo
Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta sexta-feira (31) os novos protocolos de abertura de comércios não essenciais na cidade. Atualmente, em fase de controle (em que somente comércios como supermercados, padarias, farmácias, postos de combustível, dentre outros estão autorizados a funcionar), a capital mineira prevê a abertura de shoppings, na fase 1, bares e restaurantes, na fase 2, e clubes sociais e academias, na fase 3. 

A progressão para as novas fases depende dos indicadores monitorados pela prefeitura: taxa de transmissão (Rt) e de ocupação de leitos de UTI e enfermaria. 

Um protocolo estabelecido pela prefeitura para a abertura de shoppings centers, galerias e centros comerciais prevê que os estabelecimentos limitem a quantidade de pessoas dentro do loca, façam controle de acesso e aferição de temperatura.

Shopping popular de BH tem fila na porta no 1º dia da volta do comércio

Clientes com temperatura corporal acima de 37,8ºC serão impedidos de entrar e, o ideal, é que procurem atendimento médico. 

Veja também

Governo de MG estuda rever regras de funcionamento para feiras livres
Bares de ao menos 300 cidades de MG poderão abrir com novo plano
Com piora nos indicadores, BH só mantém aberto comércio essencial
Justiça manda 679 cidades de MG abrir apenas o comércio essencial
Entidades comerciais criticam falta de diálogo com prefeitura de BH

Outras medidas são: proibir uso de bancos comuns e bebedouros, limitar a capacidade dentro dos elevadores, intensificar a limpeza e higienização, limitar a quatro pessoas por mesa na praça de alimentação, dentre outros. 

Novas medidas

Os shoppings centers estão fechados desde o fim de março, quando a Prefeitura de Belo Horizonte determinou a abertura apenas de comércios essenciais. No fim de maio, o Executivo autorizou a abertura de shoppings populares, o que gerou reações de comerciantes tanto de shoppings como de galerias comerciais.

O comércio ficou aberto apenas durante um mês e foi fechado, novamente, no fim de junho e, desde então apenas o serviço essencial está permitido. 

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030