Maria Ysabelle e Maria Ysadora com os pais e os médicos: a caminho de casa
Facebook de Diego Farias

Maria Ysabelle e Maria Ysadora, 2, gêmeas siamesas separadas no dia 27 de outubro no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, tiveram altar hospitalar nesta sexta-feira (7) e devem voltar para casa em Aquiraz, no Ceará.

Leia: Siamesas separadas estão bem: ‘Elas tecnicamente não se conhecem’

Elas estavam internadas há 40 dias, desde que foram submetidas à quinta cirurgia para separação. Maria Ysabelle e Maria Ysadora nasceram grudadas pela cabeça.

O procedimento, chamado de separação de gêmeos craniópagos, é um marco na medicina brasileira. Foi realizado pela primeira vez no país e também na América Latina.

A operação foi realizada pela equipe do HC de Ribeirão Preto com a participação de cirurgiões do Montefiore Medical Center, em Nova York, referência em operações desse tipo.

Veja fotos:

O procedimento ocorreu por meio de cinco cirurgias até que a separação das irmãs fosse completa, além de uma cirurgia plástica, apenas em Maria Ysabelle, para enxerto de pele na nuca. A primeira foi realizada em 17 de fevereiro; a segunda, em maio, e a terceira, em agosto – até então havia sido realizada a separação de 80% dos cérebros.

Leia também: Médico que separou em SP gêmeas siamesas diz: ‘Topo foi o mais difícil’

A quarta foi feita também em agosto para implantação de expansores subcutâneos com o objetivo de dar elasticidade à pele, segundo o neurocirurgião. Já na quinta, que durou 16 horas e é considerada a mais complexa, foi concluída a separação.

O momento mais difícil desta cirurgia, segundo a equipe médica, foi a realização da separação interna. A operação teve início às 12h30 do dia 27 e finalizada às 3h30 do dia 28.

Saiba mais: Gêmea siamesa separada passa por cirurgia plástica

A separação total ocorreu às 21h09. De acordo com a equipe médica, os dois cérebros estavam muito unidos, sendo necessária a reconstrução óssea e do couro cabeludo. A rápida recuperação das gêmeas supreendeu a equipe médica.

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001