Carregamento da CoronaVac chega a São Paulo para distribuição pelo Instituto Butantan
Carla Carniel/Reuters – 18.01.2021

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feita (21) a conclusão da distribuição de vacinas contra a covid-19 com 24h de antecedência em relação ao prazo inicial após a entrega mais 145 mil doses produzidas pelo Instituto Butantan para 75 destinos. A gestão estadual credita a antecipação do prazo à otimização de rotas e agilidade na dinâmica.

Os caminhões, escoltados pela Polícia Militar, devem sair do Centro de Distribuição de Logística, na capital paulista, aos destinos estabelecidos até a sexta-feira (22).

Leia também

Vacinas da Índia chegam amanhã no fim da tarde, diz ministério

‘Kit covid’ pode causar resistência bacteriana, alertam médicos

Ministério Público vê sobrepreço em compra de máscaras por Doria

Os novos pontos incluem 68 cidades e sete GVEs (Grupos de Vigilância Epidemiológica) nas seguintes regiões: São João da Boa Vista, Assis, Campinas, Presidente Prudente, Grande São Paulo e Piracicaba. Os GVEs farão a subdivisão para cidades menores em suas áreas de atuação.

Ainda conforme informou o governo estadual, no decorrer desta semana, as 645 cidades devem receber seus quantitativos iniciais. Diariamente, a Secretaria Estadual da Saúde tem divulgado os destinos e quantitativos com o objetivo de dar transparência aos estoques previstos para cada local.

Prioridades

Neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas receberão as doses, com o apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local. A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

Veja também

Lifestyle
‘Partiu aglomerar’: blogueira é intubada com covid após festa

Internacional
Austrália zera casos de covid-19 após adoção de medidas rígidas

Internacional
Presidente da Argentina recebe 1ª dose de vacina contra a covid-19

A divisão das grades foi baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI. O total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde baseado na última campanha de vacinação contra a gripe. Esta mesma referência é utilizada para cálculo das grades regionais e para cada cidade.

A campanha de imunização contra a covid-19 em São Paulo será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pelo Governo de São Paulo.

Quais os principais desafios da vacinação contra covid no Brasil:

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001