População da cidade de Serrana será testada em massa com CoronaVac
Governo do Estado de São Paulo – 08.02.2021
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (8) que vacinará a população da cidade de Serrana, no interior de São Paulo, próxima de Ribeirão Preto. Serão cerca de 30 mil pessoas a serem imunizadas no chamado “Projeto S”. O estudo, segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, pretende avaliar a transmissão da infecção, o uso do Sistema Único de Saúde e os efeitos diretos e indiretos da pandemia.
Leia também
Sem vacina, São Gonçalo interrompe imunização de idosos
Profissionais de saúde com mais de 60 anos serão vacinados nesta terça
Esta semana será feita a imunização de pessoas da faixa etária de 80 a 89 anos
O diretor do Instituto Butantan afirmou que, além dos estudos de eficácia, o governo desenvolveu também o estudo de eficiência para testar o efeito da vacinação de massa sobre o curso da epidemia. “Todos os países querem saber o curso da epidemia com toda a população vacinada. Vamos começar a ter essa resposta em seis meses. É o primeiro estudo dessa natureza feito no mundo.”
“Normalmente esses dados aparecem ao final dos programas de vacinação”, afirmou Dimas Covas. “Com esse estudo não vamos ter que esperar o ano que vem para ter essa reposta, vamos ter essa reposta em três meses. É um grande passo”. Segundo o diretor do Butantan, os critérios para escolher a cidade de Serrana foram: índice populacional, alto índice de infecção, presença de um centro de pesquisa relacionado ao governo.
O projeto ocorrerá em parceria com o Hospital Estdual de Serrana e a administração municipal. A cidade foi divida em 25 partes, que formarão quatro regiões, separadas por cores. Durante a semana, de quarta-feira a domingo, será feita a vacinação dos moradores de acordo com a cor correspondente. Somente moradores da cidade poderão participar da imunização.
Veja também
São Paulo
SP: mais de 5 mil escolas estaduais podem voltar às aulas presenciais
São Paulo
Drive-thru reforça vacinação de idosos com mais de 90 anos em SP
Folha Vitória
Butantan deve receber na quarta-feira novo lote de insumos para vacina
A recomendação da prefeitura de Serrana é de que mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas que tiveram febre nas últimas 72 horas antes da vacinação e portadores de doenças graves não devem se vacinar no momento. Haverá ainda, segundo a administração municipal, um médico vai orientar a população no local das aplicações.
Segundo o cronograma do projeto, a 1ª região (verde) será imunizada entre os dias 17 e 20 de fevereiro, a 2ª região (amarelo) entre 24 e 27 de fevereiro, a 3ª região (cinza) no intervalo entre 3 e 6 de março e, por fim, a 4ª região (azul) dos dias 10 a 13 de março. A partir de quarta-feira (10), será realizado um cadastro dos moradores, que serão informados sobre qual região pertencem.
Estão previstas quatro semanas de intervalo entre a aplicação da primeira dose para a segunda. A expectativa é de que em dois meses a vacinação seja concluída. Os moradores de Serrana não poderão comparecer em outro dia que não seja da cor a qual pertence a região onde reside, segundo prevê metodologia da pesquisa.