Crianças entre 1 e 4 anos devem ser vacinadas contra sarampo e pólio
Erasmo Salomão/ Ministério da Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo divulgou nesta sexta-feira (21) que será realizado mais um “Dia D” neste sábado (22) de vacinação contra poliomielite e sarampo na capital paulista.
Segundo a pasta, mais de 90 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, além de postos volante, distribuídos em diferentes pontos da cidade.
Agentes de saúde também visitarão residências para conscientizar a população sobre a importância da imunização do público-alvo – crianças entre 1 e 4 anos.
Entre os locais que terão postos voltantes estão o Centro Cultural São Paulo (CCSP) e o Sesc Belenzinho, que funcionarão no sábado (22) das 10h às 16h .
A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo teve início em 4 de agosto na capital paulista, dois dias antes da ação nacional. A meta da Secretaria é atingir 95% de crianças vacinadas.
Leia também: Casos de sarampo continuam a crescer no país e mortes aumentam
Até esta quinta-feira (20), 559.290 doses da vacina poliomielite e 556.872 doses da vacina SCR (tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola) haviam sido aplicadas, segundo a Secretaria. A cobertura vacinal corresponde a 94,5% e 94,1%, respectivamente.
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) afirmou, por meio de nota, que o atraso em atingir a meta – a data estipulada pelo Ministério da Saúde era 30 de agosto –, não pode ser atribuído à rede pública. “Todos os dados apontam que a pior cobertura vacinal se encontra nos locais de renda econômica mais alta, por isso fizemos um trabalho com pediatras para que orientassem os pais e responsáveis, principalmente nessas regiões”, afirmou Solange Saboia, coordenadora da Covisa, por meio de nota.
Leia também: Poliomielite e Sarampo: campanha de vacinação é prorrogada no Rio
A Secretaria ressaltou que as crianças devem receber as vacinas contra a pólio e o sarampo mesmo que a carteira de vacinação esteja em dia. Para se vacinar, é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS.