Abras cria cartão solidário de R$ 100 para população vulnerável no país
Pixabay
Uma iniciativa do setor supermercadista brasileiro pretende arrecadar recursos entre empresários e pessoas físicas para oferecer cartões carregados com R$ 100 em compras para pessoas em situação vulnerável no país em meio à pandemia do novo coronavírus.
A campanha Doação Super Essencial, iniciada no dia 21 de abril, deverá atingir as 27 entidades afiliadas da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e contou com uma ação inicial organizada pela APAS (Associação Paulista de Supermercados).
Leia também
Doações despencam em 2021 e fome cresce nas comunidades
Maior favela de SP convive com fome e desemprego há um ano
O presidente da Abras, João Galassi, ressaltou a necessidade de se criar projetos solidários para a parcela da população que sofre por não ter acesso a alimentação e itens de necessidade básica regularmente.
“Todos os setores da sociedade precisam estar unidos para socorrer as famílias que foram atingidas pela pandemia. A adesão de empresas de todo o país à campanha é uma forma prática de ajudar efetivamente a aplacar a fome que assola milhões de lares brasileiros”, afirmou.
Distribuição
Os cartões — que terão bandeiras de administradores conhecidas e com experiência no ramo — não são recarregáveis, mas podem ser utilizados em mais de uma ida ao supermercado.
A distribuição pode ser feita pela própria empresa que contribuiu com o projeto e que pretenda ajudar uma comunidade ou região específica, de acordo com os critérios de elegibilidade dos programas sociais de estados e municípios.
Cartão será distribuído aos mais vulneráveis
Divulgação/Abras
Em outra alternativa, caso o doador não queira se responsabilizar pela distribuição, os cartões podem ser entregues pela Apas e Abras a programas sociais de governos de estado e prefeituras.
Com isso, os beneficiários serão escolhidos entre os mais vulneráveis das comunidades carentes mapeadas pelas administrações públicas dos estados ou cidades.
“Empresas doadoras estarão fortalecendo suas marcas já que neste momento de pandemia os consumidores estão ainda mais atentos aos valores solidários das empresas. Além disso é mais prático participar de uma campanha já estruturada. Isso facilita a vida de quem quer ajudar mas não sabe como”, complementa Ronaldo dos Santos, presidente da Apas.
Entidades colaboradoras
Para captar doações, a iniciativa dos supermercados conta com a colaboração da ONG Ação Cidadania, do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (Organização das Nações Unidas) e da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).
Para mais informações sobre a campanha, os organizadores orientam o acesso ao link: www.doacaosuperessencial.com.br.