Taxas de ocupação dos leitos de UTI estão abaixo de 60% em todos os estados do país e no DF
Breno Esaki/Agência Saúde
O boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgado nesta sexta-feira (8) revela que a terceira onda da pandemia de Covid-19 está em fase de extinção no Brasil.
A publicação mostra que, pela primeira vez desde maio de 2020, nenhum estado do país superou a marca de 0,3 óbito por 100 mil habitantes. Além disso, ocorre uma redução gradual do número de casos graves, internações e óbitos.
A incidência dos casos de SRAG (síndrome respiratória aguda) que se devem à Covid-19 também sofreu uma redução considerável: na fase mais crítica da pandemia, a infecção causada pelo coronavírus era responsável por 98% das internações; atualmente, a proporção é de 50,7%. Além disso, a taxa de letalidade da doença permaneceu em valores próximos a 0,8%.
Veja também
Saúde
Ministério da Saúde confirma o primeiro caso da subvariante Ômicron XE no Brasil
Saúde
Ômicron XE, XD e XF: o que elas têm de diferente da variante original
Saúde
Cresce presença de subvariante da Ômicron no Brasil, aponta Fiocruz
As taxas de ocupação dos leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) permaneceram inferiores a 60% em todos os estados do país e no Distrito Federal. Trata-se do mesmo percentual indicado pelo boletim de 21 de março, quando as taxas chegaram a esse patamar pela primeira vez desde julho de 2020.
Apesar dos números positivos, os pesquisadores responsáveis pelo boletim destacaram que o cenário não significa o fim da pandemia.