Sede das Olimpíadas, Tóquio vive explosão de infecções do novo coronavírus
Kazuhiro NOGI / AFP
Tóquio, sede das Olimpíadas, registrou nesta quarta-feira (4) mais um recorde diário de novos casos de covid-19. Em 24 horas, 4.166 pessoas tiveram confirmação de contágio na capital japonesa, conforme o governo metropolitano de Tóquio. É o maior número desde o início da pandemia, em março de 2020.
O último recorde havia ocorreu no sábado (31), quando 4.058 casos foram contabilizados.
Leia também
Japão vê disseminação inédita da covid e recorde de casos em Tóquio
Covid causa exclusão da equipe de nado sincronizado da Grécia dos Jogos Olímpicos
Mais vazia, Tóquio volta a apertar o cerco contra a covid-19
O dado representa uma alta de 178% na média móvel dos últimos sete dias em comparação com o período anterior. Desse total, foram computados um novo óbito e 115 casos graves.
De acordo com o governo metropolitano, em um mês, o número de hospitalizações dobrou e a situação epidemiológica começa a sobrecarregar o sistema de saúde.
“Tóquio está caminhando para uma propagação explosiva de infecção nunca antes experimentada”, dizem as autoridades no site oficial para acompanhamento dos números relacionados à pandemia. “Há uma necessidade urgente de preparar sistemas de gerenciamento de crise não apenas para atendimento hospitalar e hotéis designados para recuperação, mas também para recuperação domiciliar.”
A olimpíada foi adiada em um ano justamente pela pandemia do novo coronavírus. Por conta do crescimento recente nas taxas de contágio, Toshiro Muto, chefe do comitê organizador, chegou a falar em cancelamento do evento.
Os Jogos de Tóquio vão até o dia 8 de agosto, quando ocorrerá a cerimônia de encerramento.