Vacina é desenvolvida no Brasil pela Oswaldo Cruz
Dado Ruvic/Illustration/Reuters – 31.10.2020

A Anvisa (Agência Nacional de Vigiância em Saúde) certificou nesta quarta-feira (23) a fabricante da vacina da AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz. O documento, que garante Boas Práticas de Fabricação da empresa, é um dos requisitos do processo de registro do imunizante pela agência brasileira.

A certificação acontece após inspeção realizada entre os dias 7 e 11 de dezembro pela equipe técnica da Anvisa. A avaliação ainda levou em conta informações complementares enviadas pela WuXi Biologics Co., Ltd., responsável pela fabricação do insumo da vacina.

Veja também

São Paulo
Butantan adia pela 2ª vez pedido de registro da CoronaVac

R7 Planalto
STF pede 7 mil doses da vacina contra covid-19 para funcionários

Rio de Janeiro
Covid: Polícia apura suposta venda de vacina por ambulantes no Rio

Em nota, a Anvisa ressalta que, com processo burocrático, antecipou em cerca de 10 dias a previsão inicial de publicação da decisão sobre a certificação. “A etapa finalizada é um dos pré-requisitos para a continuidade do processo de registro e faz parte dos esforços contínuos da agência para a disponibilização das vacinas para a população com qualidade, segurança e eficácia no menor tempo possível”, disse a agência.

Na última segunda-feira (21), a Anvisa concedeu a certificação de Boas Práticas de Fabricação da Sinovac, laboratório chinês responsável pela produção da CoronaVac em parceria com o Instituto Butantan.

A equipe técnica da agência foi à China inspecionar a fábrica e concluiu, no fim de semana, a avaliação das informações complementares enviadas tanto pela empresa chinesa quanto pelo Butantan.

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001