Variante da covid-19 vinda de Manaus predomina em São Paulo
Pixabay

Uma variante da covid-19 originada em Manaus, conhecida como P1, é a predominante na cidade de São Paulo, de acordo com levantamento da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) em parceria com o Instituto Butantan, Instituto Adolfo Lutz e o Instituto de Medicina Tropical da USP.

A pesquisa analisou as novas variantes do coronavírus em circulação e apontou que as feitas com as amostras P1 correspondem a mais de 90% do total verificado entre os meses de abril e maio. Nessas análises, não há registro de circulação da variante indiana (B.1.617).

Leia também

Aeroporto de Congonhas (SP) testa sistema de reconhecimento facial

Estudo revela que variante indiana do coronavírus não circula em SP

Moradores de SP e MG se vacinam contra a covid no Rio de Janeiro

 

Os dados foram apresentados pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, durante uma visita à barreira sanitária instalada no terminal Tietê, na zona norte da cidade. Desde o mês passado, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de prevenção do novo coronavírus no terminal, para controlar a entrada das variantes.

Veja também

São Paulo
Taxa de ocupação de UTIs está acima de 80% em 14 regionais de SP

Saúde
Johnson adia envio de vacinas que chegariam amanhã ao Brasil

Brasil
Anvisa autoriza aumento do prazo de validade da vacina da Johnson

 

Desde o início das ações, 797 ônibus foram abordados no terminal, com triagem, isolamento e monitoramento, além de ações educativas de prevenção. Em parceria com a Anvisa, também foram feitas ações no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, com 315 voos abordados.

A variante de Manaus pode ser de 1,7 a 2,4 vezes mais transmissível, segundo um estudo feito pela Science. A prefeitura reforça a necessidade de manter todos os cuidados sanitários para evitar a disseminação da doença na cidade de São Paulo.

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001