Vai ser possível se vacinar durante o sábado tanto no RJ quanto em SP
Edu Garcia/R7 – 25.01.2018
Durante a semana pode ser difícil enfrentar algumas horas na fila para conseguir se vacinar contra a febre amarela, mas nesse fim de semana isso pode mudar. Começou neste sábado (27) a campanha de vacinação fracionada e pode ser uma boa oportunidade para se imunizar tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro este sábado é o dia D da vacinação contra a febre amarela. Até o final da campanha, o Estado pretende imunizar cerca de 15 milhões de pessoas na capital e em mais 14 municípios da região metropolitana.
Para se vacinar basta ir até um dos pontos de vacinação que estão distribuídos na rede pública estadual. São 29 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), 10 hospitais, oito tendas montadas pela secretaria, 30 quartéis do Corpo de Bombeiros e cinco unidades da Polícia Militar. Os postos de saúde das redes municipais também participam do Dia D.
Desde janeiro do ano passado, a Secretaria Estadual de Saúde vacina a população. As primeiras cidades foram as que ficam perto da divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. No mês de julho todos os 92 municípios do estado receberam a recomendação de vacinar toda a população.
São Paulo
No Estado de São Paulo, a campanha de vacinação fracionada acontece na capital e em outros 53 municípios onde o vírus ainda não se manifestou. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, esta é uma forma de evitar que ele avance para outras regiões.
Por isso, cidades que registraram mortes por febre amarela nos últimos meses estão fora da campanha. São municípios onde as prefeituras devem vacinar os moradores com a dose completa, não fracionada.
Um destes municípios é Mairiporã, que desde janeiro do ano passado já registrou 77 casos confirmados da doença e 23 óbitos. Quem vive na cidade e tem de se vacinar não precisa ir até um posto de vacinação. Os agentes de saúde estão passando nas casas e vacinando os moradores. Neste sábado vai acontecer um monitoramento de vacina entre 8h e 13h em alguns bairros como Apolinário, Vila Paula, Jardim Nipon, Barreiro, Jardim Pinheiral e Clube de Campo.
São Paulo vacina mais de 500 mil pessoas em dois dias
O município de Atibaia é o segundo da lista. Nos últimos 12 meses foram registrados 17 casos e 10 mortes por febre amarela. No ano passado, o município vacinou 150 mil pessoas. Neste ano, a vacinação acontece nas unidades de saúde do centro da cidade e do bairro de Cerejeiras de segunda a sexta. Não vai ter vacinação neste fim de semana.
Nos municípios que fazem parte da campanha, cada prefeitura tem a liberdade de decidir se vai, ou não, oferecer vacinação no fim de semana.
Na capital, neste sábado, a vacinação vai funcionar em um esquema diferenciado. Nem todos os pontos estarão funcionando, apenas aqueles que funcionam como unidade integrada AMA/UBS. Veja abaixo os lugares que estarão abertos. No domingo todas as unidades de saúde vão estar fechadas.
O dia D da vacinação vai acontecer em dois sábados do mês de fevereiro, nos dias 3 e 24, quando todas as unidades que participam da campanha vão abrir entre 8 da manhã e cinco horas da tarde.