Poço de água estava infestado de morcegos
Reprodução

Um vírus raro transmitido por morcegos frugívoros chamado Nipah, que pode causar sintomas semelhantes aos da gripe, mas provoca danos cerebrais, matou 10 pessoas no sul da Índia, informou autoridades de saúde do país nesta terça-feira (22). Ao menos nove pessoas contraíram o vírus e estão sendo tratadas.

Saiba mais: Por que o ebola continua voltando?

Um professor-assistente de uma faculdade de medicina regional afirmou que, de 18 casos suspeitos, 12 foram confirmados.

O governo indiano enviou uma equipe de funcionários do Centro Nacional de Controle de Doenças (NCDC) para investigar o surto. A OMS está em contato com funcionários do governo nas áreas afetadas, afirmou Henk Bekedam, seu representante na Índia, por meio de comunicado.

Veja também: Criança morre após ser mordida por morcego

Não há vacina para o vírus que é transmitido por meio de fluidos corporais da pessoa infectada e pode causar encefalite ou inflamação do cérebro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O tratamento consiste em fornecer cuidados de suporte.

Embora a causa do surto ainda esteja sendo investigada, as autoridades de saúde da Índia relacionam às mortes a “muitos morcegos” em um poço em Querala, cidade no sudoeste do país, do qual as vítimas tiraram água.

Os surtos de doenças infecciosas podem ser um desafio na Índia, segundo país mais populoso do mundo, onde os sistemas de controle e vigilância de infecções são fracos, levando a centenas de mortes anuais de doenças, como as transmitidas por mosquitos, como a dengue.

Invasão de morcegos na Austrália deixa moradores apavorados:

 

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001