Italianos são vacinados em Roma
Giuseppe Lami/EFE/EPA – 08.02.2021

A UE (União Europeia) vai acelerar o processo de autorização das vacinas adaptadas às novas variantes do coronavírus. A informação é da Comissão Europeia da Saúde, após as críticas ao bloco pela demorar na gestão da imunização.

“Analisamos com a Agência Europeia de Medicamentos o procedimento”, disse a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakidesa, ao jornal alemão Augsburger Allgemeine. “E decidimos que a partir de agora uma vacina aperfeiçoada por um fabricante para combater as novas variantes com base em uma vacina já existente [e certificada] não precisará passar todas as etapas de autorização.”

Leia também

HC realiza mutirão para aplicação da 2ª dose da vacina contra covid

Cinco meses antes da Olímpiada, Japão aprova primeira vacina

Nova Zelândia impõe lockdown devido a três casos de covid-19

Para a comissária, o novo procedimento tornará mais rápido a disponibilização de vacinas adaptadas, sem a necessidade de reduzir os critérios de segurança.

A Comissão Europeia tem sido muito criticada pela sua lentidão no início das campanhas de vacinação nos países da UE, devido aos processos de certificação e aos pedidos das doses.

Veja também

São Paulo
Variante do coronavírus do Amazonas circula na cidade de SP

Saúde
‘Alívio’, diz neta de idosa de 107 anos após avó ser vacinada

São Paulo
Sem poder ir às ruas, blocos fazem intervenções artísticas no Carnaval

Kyriakides se defendeu das críticas, apesar de reconhecer não estar “satisfeita” com a situação atual. “Seria falso fingir que cometemos erros”, disse, lembrando que a UE conseguiu reservar 700 milhões de doses para uma entrega até o final do terceiro trimestre de 2021.

CategorySaúde

Copyright © 2016 - Plena Jataí. Todos os direitos reservados.

Clínica/Laboratório: (64) 3631-5080 | (64) 3631-5090
Farmácia: (64) 3631-8020 | (64) 3631-8030
Imagem: (64) 3631-6001